terça-feira, 10 de maio de 2011

Concursados da Educação protestam em evento com a presença do governador.

O evento tratava-se da inauguração do  Sistema de Previsão e Alerta Hidrometeorológico, na Sala de Situação da Agência Pernambucana de Águas e Clima,(Apac), vinculada à Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos(SRHE). Na entrada do prédio da compesa, o movimento dos professores protestava em baixo de chuva.


Do educAÇÃO BR

Na manha de hoje, o Movimento Organizado dos Professores de Pernambuco se articulou para protestar mais uma vez pela nomeação dos aprovados do último concurso da educação em Pernambuco, mesmo em baixo de muita chuva, os docentes ficaram na entrada do Prédio da Compesa na Cruz Cabugá, os aprovados gritaram palavras de ordem e estenderam faixas de protestos enquanto a comitiva do Governador Eduardo Campos passava. O evento tratava-se da inauguração do  Sistema de Previsão e Alerta Hidrometeorológico, na Sala de Situação da Agência Pernambucana de Águas e Clima,(Apac), vinculada à Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos(SRHE) e nomeação de concursados da mesma secretaria.
Os professores que assistem desde janeiro, serem deixados de lado pelo governo que já contratou mais de 5.000 professores temporários estavam ainda mais indignados ao receberem as respostas contidas em um diagnóstico entregue no último dia 29 pela SEDUC ao Ministério Público, este que entende como irregulares as contratações para o ensino regular. As afirmações da secretaria são de que o número de professores efetivos é suficiente na rede e que não precisa de mais profissionais em um prazo de 3 a 5 anos, - os dados do diagnóstico são irreais e formulados para confundir a população e até o MP-PE, a realidade é que mesmo com os contratos, ainda faltam professores em sala de aula, disseram os membros do MOPROPE. A promotora Eleonora Rodrigues, titular do inquérito de ação civil pública contra a Secretaria de Educação, ainda não tomou nenhum posicionamento diante do diagnóstico, a mesma encontra-se de férias até junho.
Na ocasião estava presente o Secretário de Educação Anderson Gomes que foi abordado na saída pelo movimento e ouviu os protestos. – o diagnóstico tem muitas falhas, e todos os pontos recomendados pelo ministério público não foram atendidos, disse o Presidente do MOPROPE Juarez Ribeiro ao secretário que dentro do carro pareceu surpreso, somente disse para o MOPROPE marcar uma reunião para discutir as falhas.
Presidente do MOPROPE fala ao reporter da Folha de Pernambuco

“A tendência agora é aumentar os atos e pressionar pela nomeação de todos os cargos, de professores, técnicos e administrativos, as lacunas existem, o governo quer jogar politicamente com a educação, já estamos preparando uma contestação oficial junto à promotoria de educação do MP-PE, com provas que derrubam o diagnóstico, este que deve ser anulado.” Disse Juarez ao educAÇÃO BR.
Fotos e video: Dhiogo Rezende

Um comentário:

  1. È incrível o descaso feito para com a educação no nosso estado. Chamar os professores concursados é valorizar a educação, pessoas que mostraram competência suficiente para serem aprovadas num concurso público de grande peso(a prova não foi nada fácil). Lembro que o governo mostrou sua indignação com o percentual de aprovados do 1° concurso da educação de pe de 2008, onde, se não me engano, somente 6,6% dos inscritos foram aprovados. E porque esse mesmo governo não fica indignado em contratar 5 mil professores, que não prestaram nem sequer uma prova escrita no processo seletivo? È a educação que forma o país, não é essa a frase dos governantes? então, por que tanto descaso?

    ResponderExcluir