terça-feira, 17 de maio de 2011

Escola expulsa 11 alunos por bullying em Votorantim-SP


Do educAÇÃO BR
E se a moda pega? A moda de violência nas escolas já pegou há muito tempo, a de punição aos estudantes não, escolas públicas tem pavor ao termo expulsão e as direções não querem perder mais alunos e com isso, verba ou crédito das secretarias de educação, nas privadas os casos podem ser reduzidos na sua gravidade, depende de quem são os pais dos envolvidos, o que está em jogo são as mensalidades também.
Mas a expulsão por si só não resolve estes problemas, as culpas não se estabelecem somente nas crianças, há falhas dos profissionais da escola, dos pais e do estado nisso tudo. O bullying acontece em um lugar que teoricamente não pode ocorrer, a escola, mas se ocorre, é um bom lugar também "teoricamente" para se resolver conflitos dessa natureza, são ambientes que promovem a educação, "na teoria".
AE - Agência Estado 
Sorocaba - A direção da Escola Estadual Prof. Daniel Verano, de Votorantim, a 102 quilômetros de São Paulo, decidiu punir com a expulsão 11 alunos acusados de prática de bullying. Os adolescentes, com idades entre 14 e 16 anos, são acusados de terem agredido e humilhado alunos da 6ª série do ensino fundamental, na faixa etária de 11 anos. As agressões teriam ocorrido no último dia 5, mas a punição foi confirmada hoje. Na sexta-feira, pais dos alunos agredidos foram à escola para pressionar a direção a tomar providências.
De acordo com informações dos pais, os acusados cercaram as crianças durante o recreio. Meninos e meninas foram agredidos a socos e pontapés. Um dos agressores chegou a empunhar uma faca. Uma professora que tentou intervir foi agredida com uma pedrada. A ação dos adolescentes contra os alunos da outra série teria sido combinada pela internet.
Cinco estudantes identificados como agressores já foram transferidos. Os outros estão suspensos e aguardam a confirmação de vaga em outra escola. Os pais de um aluno que já tinha sido expulso de outro estabelecimento decidiram que ele não voltará a estudar. O caso será encaminhado para o Conselho Tutelar.
A Diretoria Regional de Ensino de Votorantim informou que a decisão de transferir os onze estudantes envolvidos no incidente partiu do Conselho Escolar, formado por professores, funcionários da unidade, pais e representantes do corpo estudantil, em reunião que contou com a presença dos responsáveis por todos os envolvidos. A resolução se baseou no histórico dos estudantes e na gravidade do caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário