segunda-feira, 9 de maio de 2011

Comida e Água nas Escolas. Absurdos da Educação Brasileira

Fantástico - Merenda escolar e corrupção (08/05/2011)

Do educAÇÃO BR

Não bastante os escândalos com a merenda escolar na rede pública no Brasil na reportagem que você acompanha acima, agora mais uma denuncia, a água que os estudantes consomem no ambiente escolar não é filtrada. O Brasil é um país que por mais que esteja crescendo economicamente, elogiado na ONU, por Obama e outros lideres mundiais, bem falado por institutos internacionais financeiros, crescimento acelerado, tanto crescimento e ainda tão pequeno, pois um país sem educação, que trata deste jeito o seu futuro, os nossos jovens, não pode ser considerado grande. O Brasil é uma vergonha mundial no aspecto educação, por tanto um “minúsculo grande” país!

Alunos não bebem água filtrada em pelo menos 9,6 mil escolas

Rafael Targino
De São Paulo

Pelo menos 9.621 escolas em atividade do país declararam que os alunos não têm água filtrada para beber e, tampouco, recebem água potável da rede pública. Os dados estão no Censo da Educação Básica de 2010, o mais recente disponível. Esse número representa 4,8% das 200.876 unidades em atividade.

O levantamento feito pelo UOL Educação exclui as escolas que não responderam às perguntas, mas os números são autodeclaratórios. Ou seja: esse total pode ser ligeiramente menor ou maior, caso algumas escolas tenham preenchido erroneamente o questionário do censo.

Quando não se considera o quesito água da rede pública, o número mais que duplica e sobe para 21.120 escolas. A maioria delas (8.799 do total) é rural e da rede municipal (7.874 das 9,6 mil). Também há 80 unidades particulares na lista.
A única unidade da federação que não tem nenhuma escola na lista é o Distrito Federal. Lideram o "ranking" Pará (2.552), Rio Grande do Sul (1.688), Amazonas (1.643), Paraná (819) e Santa Catarina (781).

Para Denise Carreira, da Ação Educativa, os números são informações "sintonizadas com os desafios da igualdade brasileira". "Esses dados jogam mais uma vez na nossa cara que essa desigualdade está aí. Ela persiste apesar dos avanços dos indicadores", afirma.

Segundo ela, uma das justificativas para o fato de que a maioria das escolas fica na zona rural é que boa parte desta população é "excluída". "Às vezes, há uma negação do campo brasileiro. Cadê essa população? Há uma negação de que existe uma população aí", diz. "É fundamental que o PNE [Plano Nacional de Educação, em tramitação no Congresso] estabeleça metas de equalização. Além das metas de melhoria do acesso de qualidade pra todo mundo, também tem que prever metas para diminuir a desigualdade entre grupos da população."

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