quinta-feira, 31 de março de 2011

Lula. Doutor sem doutorado, Doutor por honra.

Jornal Nacional - TV Globo

Ex-presidente Lula. Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra.

Do educAÇÃO BR

Nosso ex-presidente, que ainda não saiu dos holofotes, e pelo jeito, não vai colocar sua barba de molho nem tão cedo. Sua vitalidade e carisma perante o povo e na imprensa não deixam. Interessante olhar no passado não distante e verificar as críticas sobre sua escolaridade, sobre seu português, hoje a oposição e até a midia pegam bem leve, ou nem pegam mais, sabem que se prejudicam eleitoralmente ou na audiência. A própria Globo que batia no presidente, agora bate palmas.
Mas poderia Lula receber tal título se não fosse sua imensa popularidade no Brasil e no mundo? Lula poderia ser doutor pela forma convencional, com uma tese de doutorado?
Doutor honoris causa significa que o grau de “doutor” foi atribuído “a título de honra” e não por prestação de uma prova acadêmica (tese de doutoramento). No entanto o titulo ao ex-presidente é merecido, Lula soube usar nos seus oito anos, sua posição para promover avanços em várias áreas, dentro e fora do Brasil, elevou o país a condições diplomáticas de igualdade com os mais poderosos do globo, se envolveu com personalidade em temas mundiais como a paz e até a guerra, a preservação ambiental, a pobreza dos povos.

Ele escreveu sua tese com ações, com palavras, com posturas no decorrer da vida, quem pode negar que o menino Luís, se ele tivesse uma infância diferente, estrutura financeira diferente na juventude, fosse de família rica e não precisasse trabalhar e só estudar, quem pode negar que ele não poderia ter seu doutorado, como a maioria dos presidentes do Brasil? Fato que o torna especial, pois ele nem precisou disso.

Pela sua vida que desde moço sempre foi publica, nos tempos de sindicalismo na região do ABC em São Paulo, fez da politica seu oficio, a vida foi sua universidade, história que virou até filme. Um título de “Doutor na vida” concedido por uma universidade de 700 anos cai bem ao nordestino que ganhou o Brasil e o mundo, que venceu a fome, a seca, as dificuldades impostas pela pobreza, o preconceito dos poderosos.
Para um senhor que muitas vezes foi tachado de analfabeto, alcoólatra, esse seu titulo por si só ensina mais uma vez aos metidos a intelectuais, críticos, aos elitistas que devem estar se remoendo com tamanha honraria, afogados na inveja e no despeito, que a ignorância pode ser algo muito distante da falta de formação acadêmica e que nem sempre andam juntas. 
O ignorante pensa que sabe de tudo e não precisa aprender mais nada, muitos doutores são assim, arrogantes, já o sábio pensa o contrário, tem a humildade, característica da personalidade de Lula, que com certeza, pela sua experiência de vida e política, pode dar muitas “aulas” aos universitários que fazem cursos na área de ciências politicas, sociologia, relações internacionais, economia, não do jeito convencional, técnico ou formal de um professor universitário, mas do melhor jeito, o simples, daquele que quem sabe, ensina.



3 comentários:

  1. UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS CRIADAS NO GOVERNO DO PRESIDENTE LULA, DOUTOR HONORIS CAUSA PELA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, PORTUGAL:

    13 - Universidade Luso-Afro-Brasileira (UNILAB)
    Lei nº 12.289/2010. sediada em Redenção (CE).

    12 - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
    Lei nº 12.180/2010.Com sede em Foz do Iguaçú (PR)

    11 - Universidade Federal da Integração da Amazônia Continental
    UNIAM . Lei Federal nº 12.085/2009.
    Com sede em Santarém-PA e Campis em Itaituba, Oriximiná, Óbidos e Tapajós.

    10 - Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS).
    Lei nº 12.029/. Com sede em Chapecó e campi em Cerro Largo - RS e Erechim-RS, e em Realeza - PR e Laranjeiras do Sul - PR.

    9- Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA
    Lei nº 11.640/2008.
    Com campus em Campus Bagé , Palmeira das Missões, Santana do Livramento, São Gabriel, Alegrete, São Borja, Uruguaiana , Caçapava do Sul, Jaraguão e Dom Pedrito – RS.

    8- Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Lei Federal º 11.173/2005.
    Campi e unidades fora de sede: Campus Santa Mônica, Campus Umuarama, campus Educação Física, Campus do Glória, Campus do Pontal – Ituiutaba, Reitoria Engenheiro Diniz, e Reitoria Duque de Caxias

    7 - Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
    Lei nº 10.473 . Com 20 Cursos de Graduação e campus nas cidades de Petrolina-PE, S. Raimundo Nonato-PI, Juazeiro e Senhor do Bonfim-BA.

    6 - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
    Lei Federal º 11.155/2005. Sede em Mossoró-RN e Campi em Angicos e Caraúbas-RN.

    5 - Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG.
    Lei Federal nº 11.154/2005



    04 - Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
    Lei Federal nº 11.153/2005.

    03 - Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM
    Lei Federal nº 11.152, de 29 de julho de 2005.

    2 - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
    Lei nº 11.151 de 29 de julho de 2005. Com campis em Cruz das Almas, Amargosa, Cachoeira e Santo Antônio de Jesus-BA.

    1 - Universidade Federal do ABC – UFABC.
    Lei nº 11.145, de 26 de julho de 2005.Com atuação no ABC paulista.

    ResponderExcluir
  2. G1 JN Especial Redação História Fale Conosco JN no Ar Vídeos
    Edição do dia 30/03/2011
    30/03/2011 21h07 - Atualizado em 30/03/2011 21h07
    Lula recebe título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra
    Ele dedicou a honraria a José Alencar. O rígido protocolo foi interrompido várias vezes pela festa dos mais de mil estudantes brasileiros.
    O ex-presidente Lula recebeu, nesta quarta-feira (30), o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra, em Portugal. Ele dedicou a honraria a José Alencar, como conta o correspondente Pedro Bassan.
    Dois séculos mais antiga que o Brasil, a Universidade de Coimbra abriu caminho para reverenciar o Brasil.
    No sinal mais importante da honra acadêmica, Lula andou sobre as capas dos estudantes. Um gesto repetido por Dilma Rousseff logo depois. O tom solene do doutoramento ficou ainda mais sóbrio com a morte de José Alencar.
    Diante dos doutores da universidade, Lula dedicou a homenagem a Alencar: "Nada disso teria sido possível sem a colaboração generosa e leal daquele que foi meu parceiro de todas as horas, um dos homens mais íntegros que já conheci, o inesquecível estadista que perdemos ontem, o meu querido vice, José Alencar Gomes da Silva".
    O reitor chamou o ex-presidente e, em latim, concedeu a Lula o título de Doutor Honoris Causa. O rígido protocolo foi interrompido várias vezes pela festa dos mais de mil estudantes brasileiros. Dilma e Lula deixaram Coimbra uma hora e meia depois do previsto.

    ResponderExcluir
  3. Lula recebe honoris causa na Espanha
    Enviado por luisnassif, sex, 01/04/2011 - 12:51
    Por Stanley Burburinho

    "La Facultad de Filología propone unánimemente conceder el título de doctor honoris causa a Lula da Silva"

    "UNIVERSIDADE DE SALAMANCA APROVA A CONCESSÃO DE DOUTORADO HONORIS CAUSA A LULA
    31/03/2011
    O Conselho de Governo da Universidade de Salamanca, que está entre as 5 mais antigas do mundo, fundada em 1218, acaba de aprovar a concessão do título de "Doutor Honoris Causa" ao ex-presidente Lula.
    A reunião ocorreu ontem, dia 31/03/2011, em Salamanca, Espanha. A distinção ao ex-presidente foi solicitada e aprovada pela Faculdade de Educação e pela Faculdade de Filologia da Universidade.
    Segundo a decisão da Universidade de Salamanca, o título concedido se deve ao "esforço realizado por Lula da Silva para universalizar a educação a toda a população do Brasil, tanto no nível básico como na educação superior, na qual criou um intensivo sistema de bolsas com importantes dotações orçamentárias". O Conselho de Governo da Universidade de Salamanca citou, também, que o presidente Lula "incrementou o orçamento e melhorou a situação dos professores dotando a carreira da dignidade necessária para que toda a população do Brasil, um país onde os índices de desenvolvimento e crescimento são altamente elevadas e se apresenta já como uma das grandes potências econômicas do futuro, tenha ao seu alcance os melhores níveis de educação e cultura".

    ResponderExcluir