quinta-feira, 31 de março de 2011

Festa do Curso de Medicina da UFPE levanta polêmica

Da WEB

Do educAÇÃO BR
Muita polêmica no copo d’água.

Polêmica para os ultraconservadores, pois só sendo mesmo para considerar essa festa um tamanho ato de transgressão, se ainda fosse na idade média, mas é uma posição que deve ser respeitada, no entanto, as “brincadeiras” organizadas e anunciadas para a festa dos estudantes também devem ser entendidas.

Gente, jogando a hipocrisia para longe e sem falso moralismo, essa festa é bem comum e de certa forma aceitável, o que está causando esse pequeno alvoroço, talvez seja o fato do evento ser de um curso tido como elitizado e a questão da divulgação das atrações ganharem destaque. Muitas festas de jovens, nos dias de hoje no Recife, no Brasil, e no mundo, seja de universitários ou não e até de maiores ou não, acontecem coisas mais pesadas do que essas que ocorrerão no evento do curso de medicina.

E é claro que não é o fato da festa não ter as atrações como o pole dance e o strip incompleto, que situações que os conservadores continuariam reprovando, não podem (não vão) acontecer. Pois para não acontecer situações como paquera, como os jovens dizem, “pegação”, consumo de drogas, licitas ou ilícitas, apelo sexual nas danças, nas músicas, nos comportamentos e as eventuais brigas, só se a festa for dentro de uma igreja, ou templo e ainda com uma fiscalização rígida em cima da meninada. 


Os educadores tem que trabalhar com a realidade cultural da nossa juventude e não simplesmente dizer que não aprovam e que é transgressão.     
     


Pole dance e strip em festa da UFPE 
Adaíra Sene. Diário de Pernambuco,
edição de 31 de março de 2011



Uma festa temática de estudantes de medicina está dando o que falar na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com a Welcome Las Vegas, os alunos prometem pole dance, strip tease e até casamentos, no próximo dia 9, no Haras Boa Viagem. A ideia deixou os futuros doutores em êxtase pela ousada brincadeira, mas também provocou olhares de reprovação por parte dos mais conservadores. A instituição informou que não poderá intervir no evento, mas que o comportamento dos alunos - considerado eticamente transgressor - será avaliado pelo Núcleo de Apoio ao Estudante de Medicina (Naem).

O pole dance é uma dança sensual originada na Inglaterra que utiliza uma barra vertical para o bailarino realizar sua performance. É comumente associado a casas noturnas e clubes de strip tease. O lado ´sensual` da festa será contraposto com um cenário montado especialmente para os casais declararem seu amor. O casamento fictício com direito à aliança e certificado também está despertando a curiosidade e os comentários entre os estudantes. De acordo com os organizadores do evento, o objetivo é somente divertir e arrecadar dinheiro para a formatura. ´Promovemos festas desde o primeiro período. Nunca tivemos problemas. É só uma brincadeira. Contratamos profissionais para as danças e será proibida a entrada de pessoas com menos de 18 anos`, explicou a presidente da comissão de formatura, Marília Agostinho de Lima, 29. 

Na programação da Welcome Las Vegas estão previstos 15 minutos para uma mulher dançar no pole dance e 15 minutos para um homem realizar o strip (sem ficar completamente despido) no intervalo entre as bandas. Apesar dos estudantes, que ainda estão no 4º período, garantirem que a ideia é sensualizar e não sexualizar, nem todos ficaram satisfeitos. 

O coordenador do curso de medicina, Oscar Coutinho, adiantou que por se tratar de uma festa particular e fora da universidade nada poderá ser feito para impedir a realização, mas não escondeu a decepção. ´Não podemos censurar. Mas existem formas mais sutis e mais inteligentes de se fazer uma festa. Particularmente, acho um absurdo. Temos um núcleo de apoio psicopedagógico e vamos começar a refletir sobre o que está acontecendo com nossos alunos. Considero essa atitude eticamente transgressora`, disse.

De acordo com o MPPE, não há nada que proíba a realização de eventos particulares com esse tipo de atração desde que a censura seja para maiores de 18 anos. O Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Juventude (Caop) informou que só poderá interferir se alguma denúncia for formalizada.

"É uma brincadeira. Contratamos profissionais para as danças. E só entra quem tiver mais de 18 anos` Marília Agostinho de Lima, 29 anos, presidente da comissão de formatura 

"Não podemos censurar. Mas considero essa atitude eticamente transgressora` Oscar Coutinho, coordenador do curso de medicina da UFPE

"A festa tem tudo para ser um sucesso. Estou curioso e acredito que não haverá problemas. A polêmica é de um pequeno grupo, mas o evento é só uma brincadeira" José Rebelo, 21 anos - estudante de medicina

"Acho que a preocupação maior tem que ser em relação à bebida e à segurança. As atrações estão ótimas e a turma tem fama de fazer festas sadias`l Renata Cabral, 22 - estudante de medicina 

Nenhum comentário:

Postar um comentário