segunda-feira, 21 de março de 2011

Arte Contra a Falta de Educação


Grafite contra bullying. TV iG
Pichações em ponte no Recife

O grafite é usado em escola do DF para fazer a comunidade escolar refletir sobre o bullying.

Do educAÇÃO BR
Estudantes de escola no Distrito Federal dão um exemplo de que a arte humaniza e provoca a reflexão sobre o que é bom, o que é ruim, o certo, o errado, o que podemos ou não fazer para harmonizar as relações em sociedade, ou seja, a arte tem uma função pedagógica, educa.
Esta expressão artística, o grafite surgiu das mãos de jovens que outrora sujaram as cidades com a intenção de demarcar territórios, de provocar grupos rivais ou provocarem a autoridade, a lei. Os mesmos, inseridos no processo dialético, histórico, colocaram a mão na consciência e a outra na latinha de spray e iniciaram uma abordagem que continua provocando, mas de outras formas. Suas expressões incorporaram ideologia, fundamentos, estéticas próprias, constituindo-se em um dos elementos de um movimento cultural iniciado nos Estados Unidos na década de 80, o Hip Hop, ganharam paredes, muros, fachadas e espectadores de uma arte urbana cada vez mais comum nas cidades.
Bem aventurada à escola, sua diretoria, professores, sua comunidade, que estão abertas para iniciativas dessa natureza para tratar de questões como o bullying e tantas outras que assolam a harmonia nos ambientes escolares. Infelizmente para alguns que se dizem educadores, tais iniciativas ainda soam como algo “marginal” no pior sentido do termo, dentro de um convencionalismo cego e caduco, ainda presentes em muitas unidades de ensino do nosso país, ficam sem apoio ou são podadas.

Arte contra o vandalismo.
O nosso Recife e região metropolitana têm muitas pichações, como também muito lixo nas ruas, nas calçadas, depredações de estatuas, telefones, praças, postes, sem falar no mau cheiro. É ou não é uma questão de educação da nossa população? Como também, é um indicador, um medidor do descaso dos governos federal, estadual e municipal na viabilização de politicas públicas que corrijam essa realidade que não anda saindo bem nas fotos de nossos turistas.

Encontramos no Recife ações de grafiteiros para tentar fazer, provocar a reflexão dos recifenses quanto a participação política, a consciência cidadã, ambiental, como também homenagens as personalidades e elementos da cultura pernambucana estão gravadas pela cidade, é a arte tentando vencer a falta de educação.
E como já é discurso corriqueiro, mas tem que ser repetido, essas medidas de correção do quadro social, só tem efeito pleno se seus primeiros traços iniciarem na escola. Mas se nossos representantes não ligam, só fazem borrões, meros esboços, pintam o 7 na educação, o quadro fica péssimo. 
Viva a arte viva!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário