terça-feira, 15 de março de 2011

Pacto Pela Educação em Pernambuco


Do educAÇÃO BR

Foi anunciado nesta terça (15) o lançamento do Pacto pela Educação em Pernambuco, que pretende melhorar o que já foi feito desde 2007. Uma versão para educação do pacto que foi feito na segurança pública, o "Pacto Pela Vida", que de fato contratou mais policiais, compra de mais viaturas, equipamentos e até então, a diminuição dos índices de violência, mesmo que ainda para as nossas vistas e sensações, esses avanços não estão bem claros no cotidiano. Resta esperar (mais uma vez) que esse pacto conclua-se em mudanças e continuar protestando contra o caos que se encontra a nossa educação. Fora dos papeis coloridos e bonitos das propagandas pagas pelo governo sobre os avanços da educação no estado, temos um quadro real muito diferente.

Professores contratados de forma temporária onerando os cofres públicos e pouco contribuindo para uma qualidade no serviço em detrimento de professores concursados, dentro de uma política de ingresso no setor que desafia a constituição e o Ministério Público, escolas ainda sem professores, sem estrutura, professores que ganham o pior salário do Brasil, desrespeito ao piso salarial, fechamento de turmas de EJA, falta de educação e péssimo atendimento aos professores quando procuram órgãos da SEDUC, alguns diretores e gestores que não fazem uma gestão democrática. Todas são queixas reais proclamadas nas unidades de ensino para qualquer cidadão pernambucano ouvir.
Torcemos muito para esse pacto sair do discurso, mas tendo os pés no chão, ficamos com os dois pés atrás diante de anuncios de politicas de investimento e de gestões preocupadas realmente com a educação no Brasil, e do jeito que as coisas estão indo, em Pernambuco principalmente.
Governo do Estado lança Pacto pela Educação

Assessoria de Comunicação (SEDUC-PE)

Melhorar o desempenho da Educação em Pernambuco, fortalecendo os benefícios já conquistados desde 2007 e ampliando-os para outros setores. Essa será a meta principal do Pacto pela Educação lançado pelo Governo de Pernambuco para essa segunda gestão de Eduardo Campos. Para isso, gestores das secretarias de Educação (SE) e Planejamento e Gestão do Estado (Seplag) trabalharão de forma integrada para melhorar o desempenho no setor.

A primeira reunião de trabalho aconteceu nesta segunda-feira (14), na sede da SE. Participaram do encontro os secretários executivos Aurélio Molinda (SEDE), Margareth Zaponi (SEGE) e Paulo Dutra (SEEP), a gerente de articulação Renata Campos, o gerente da equipe da Seplag, Gustavo Abreu, além de representantes dos diversos setores da Secretaria de Educação e integrantes da equipe de planejamento.

O secretário executivo Aurélio Molina, que deu as boas vindas à equipe, destacou a importância do momento que a Educação vem passando no Brasil. “Vivemos um momento especial, onde há uma unanimidade acerca da importância da Educação para que o crescimento hoje registrado no País possa ter prosseguimento e ser sustentável. E temos o desafio de fazer a nossa parte”, destacou.

À secretária executiva, Margareth Zaponi, coube a apresentação de um painel geral da Educação no Estado, partindo do que foi encontrado pelo Governo Eduardo Campos em 2007, as ações emergenciais desenvolvidas e os avanços já alcançados desde então. “Encontramos uma situação caótica na educação e, mesmo sabendo que ainda há muito a ser feito pelo setor, nós já podemos comemorar a melhora de vários índices em Pernambuco”, explicou ela ao grupo.

Esse primeiro encontro serviu para que as duas equipes se conhecessem. Ao término da reunião foi definida uma agenda, onde integrantes da Seplag irão se reunir com as diversas gerências da SE, para que os componentes possam ir tomando ciência da peculiaridade de cada setor. Esses encontros se estenderão pelos próximos dias, possibilitando ao grupo, composto por 12 pessoas, entender o funcionamento de toda a rede de ensino do Estado.

O gerente da equipe de monitoramento, Gustavo Abreu, destaca que o objetivo do trabalho será o de ajudar a dinamizar melhor os investimentos. “Vamos inicialmente conhecer toda a secretaria, ajudar nos diagnósticos de possíveis estrangulamentos e buscar com os responsáveis por cada setor as soluções que possam ampliar os benefícios que o Governo Eduardo Campos já vem realizando na educação”.

Entre as diretrizes definidas pelo Governo de Pernambuco para o período de 2010 a 2014 estão a elevação dos índices educacionais, a construção de 140 escolas de referência e outras 17 de ensino profissionalizante, a melhoria da remuneração dos docentes, regionalizar as políticas de educação desenvolvidas e implantadas no governo, entre outros pontos.

4 comentários:

  1. HÁ 23 ANOS NA EDUCAÇÃO, O QUE VEJO SÃO PROJETOS CRIADOS DE CIMA PARA BAIXO, MUITOS DELES RÉPLICAS DE OUTROS SÃO SUCESSO LÁ FORA,E NÓS PROFESSORES, QUE VIVEMOS A REALIDADE, SOMOS OBRIGADOS A APLICAR JUNTO À CRIANÇAS E ADOLESCENTE QUE TÊM OUTROS INTERESSES, VIVEM OUTRAS REALIDADES. OS ALUNOS RECEBEM FARDAMENTO,MATERIAL ESCOLAR, LIVROS E MERENDA DE BOA QUALIDADE, QUE INFELIZMENTE NÃO ACOMPANHAM, POIS ESTÃO ACIMA DOS SEUS CONHECIMENTOS. E SERÁ QUE ESTES SENHORES QUE ESTÃO EM SEUS GABINETES NÃO PERCEBEM O QUE É ÓBVIO? INVISTAM NOS PROFESSORES PARA QUE NÃO PRECISEM TRABALHAR OS 3 TURNOS, RESPONSABILIZEM OS PAIS QUE NÃO DÃO A DEVIDA IMPORTÃNCIA AOS SEUS FILHOS E MUITO MENOS À EDUCAÇÃO, E NÃO TÊM LIDERANÇA SOBRE OS MESMOS, RESULTADO DA BAIXA FREQUÊNCIA, E DAS ESTATÍSTICAS QUE OS GOVERNANTES MAQUEIAM POIS, SÃO BEM PIORES DO QUE O APRESENTADO À MÍDIA.

    ResponderExcluir
  2. onde eu estudo só da merenda ruim só da pão com ovo,sopa de charque e ainda fazem a sopa com agua da torneira como é q pode um negócio desse....tem prfesso q chega na sala e nem dá auala e a diretora é muito iguinorante ñ fala com calma com os alunos dó fala na iguinorância pena q nós alunos somos obrigados a escultar piadinha dela....e nem tem uma quadra pra praticar esportes q colégio é esse deus me livre e olha q escola estadual...

    ResponderExcluir
  3. Mais uma farsa criada para gerar mídia positiva para Eduardo Campos. O Pacto pela Vida, conseguiu apenas reduzir 1 morte, isso mesmo em 2011 foi registrado apenas 1 morte a menos que o ano de 2010 e o secretário Damázio comemorando. O Pacto pela Educação não será diferente, surgirão números, estatísticas mas, as escolas continuarão quentes, salas lotadas, professores recebendo baixas remunerações, muita burocracia, fechamento de turmas, escolas do Ensino Fundamental jogadas para o domínio dos municípios entre outras coisas.

    ResponderExcluir
  4. Paulo Dutra
    Sirinhaem , Erendec Solicita Socorro ,a Escola de referencia em sirinhaem precisa de sua ajuda precisamos de professores para o curso tecnico de seguranca de Trabalho estamos sem preofessores e a direção da escola nao diz nada nos ajude so temos de fato um professor , e lamentavel o que esta acontecendo nos ajude Paulo Dutra ou nos envie Dona Socorro para averigua e nos houvir a noite pois so temos aula na segunda feira.

    ResponderExcluir