sexta-feira, 18 de março de 2011

O descaso na educação desbanca as falsas propagandas do governo em PE

Reportagem exibida no NETV 1ª edição da Rede Globo. 17 de Março.
A Escola Estadual Anthenor Guimarães, referência em Ensino Médio, não superou os estragos da tragédia de junho do ano passado; as promessas foram muitas, mas, até agora, nada foi feito.
Do educAÇÃO BR
A imprensa tem um papel importantíssimo na democracia, quando a mesma é feita de forma imparcial (o que é difícil), ética, torna-se de fato um grande instrumento para alertar a população da realidade que a rodeia e que os governos obviamente, não expõem do mesmo jeito que fazem questão e gastam muito dinheiro (nosso dinheiro) para expor com propagandas os seus "acertos".
Com essa, já é a terceira reportagem (da Globo) denunciando situações dessa natureza em unidades de ensino da rede pública estadual, se equipes de jornalismo forem atrás, encontrarão dúzias de escolas na mesma situação ou “pouco melhores”, não só nas áreas que foram impactadas com as enchentes, em todas as regiões. O governo segue publicando seu potencial econômico, seu crescimento acima da média nacional, na educação segue o caminho do ilusionismo, com propagandas encomendadas, mostrando avanços, dando entender que as ditas melhorias são no estado todo, que as escolas não tem carência de professores, que estão investindo, preocupados, resolvendo tudo e melhorando o que já foi feito.

Não estamos aqui criticando um governo por não resolver a situação do serviço e da infraestrutura das escolas logo após um desastre natural (enchentes), como o que ocorreu em Pernambuco, na zona da Mata Sul, na metade de 2010, é humanamente e politicamente impossível ter a situação totalmente sanada em um prazo curto depois de catástrofes, que o digam nossos irmãos japoneses agora. A indignação, é que após 9 meses, o governo não fez nada, só enrolação, e ainda deixam as crianças continuarem no prédio absolutamente inóspito, insalubre, sem condições nenhuma de nada, quanto mais de educar e ser educado.
Detalhe: A Escola Estadual Anthenor Guimarães em Barreiros é classificada como de referência em Ensino Médio e funciona em regime semi-integral. É difícil de acreditar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário