segunda-feira, 4 de abril de 2011

Teste Internacional de Educação. Brasil leva bomba!

Bom Dia Brasil - TV Globo
Do educAÇÃO BR
Brasil. Um futuro país do futuro!
A edição do Bom Dia Brasil é do final do ano passado, mais antiga ainda é essa afirmação e discurso que para o Brasil dar certo, o único caminho é a educação. Na nossa história politica, esse caminho já foi ensaiado, mas percorrê-lo que é bom... Nossos políticos de forma hipócrita, dizem que estamos avançando, avançando, andando, andando. Ou estamos andando de ré, ou estamos em uma esteira, nosso “rico pobre país” tem condições, agora principalmente, tem até recursos econômicos para ser um dos grandes do mundo, mas historicamente sem educação, primeiro não temos eleitores conscientes, consequentemente não temos gente comprometida nos governos.
Continuamos tendo um país rico de recursos, com um povo alegre e maravilhoso, com grande potencial, “abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que beleza”, e somos sempre o país do futuro. Esta é a questão, nosso futuro é sempre adiante de fato, no passado fomos um Brasil do futuro, e no presente também, quem nos garante que do jeito que estamos, não seremos o país do futuro no futuro?

Miriam Leitão - Edição do dia 12/11/2010

O Enem é a ponta do iceberg de um problema maior. Falta um compromisso de todos nesse país com a educação. O Enem foi pensado, inicialmente, para ser um teste de aferição da qualidade do Ensino Médio que sempre foi um problema no Brasil. Mas ele virou um teste parecido com o vestibular. Então, quer dizer que teve uma mudança.

Todo economista com quem converso eu pergunto: qual é o desafio econômico do Brasil? Ele responde: educação. Naquele teste internacional de educação, que tem 57 países, nós somos o número 52. Nós estamos lá no final.

O Brasil tem que entender nesse momento, que é um momento decisivo, nós temos a chance de estar entre os primeiros países do mundo, de ser a oitava economia do mundo. A gente não pode ter esse dado que a gente teve do IDH. Nós temos o mesmo nível de escolaridade do Zimbábue que é um país que está em crise econômica de grande proporção em atraso, em retrocesso, em recessão.

Ou seja, nós não podemos aceitar. O Brasil não pode aceitar esses casos de saúde que mostrou a série de reportagem do Marcelo Canellas que são doenças do século XIX nem esses números horrorosos da educação. Assim, a gente não vai ser grande. A gente não pode achar que vai ser a oitava economia do mundo com saúde e educação desse jeito.

Um comentário: