segunda-feira, 25 de abril de 2011

Estrutura nota ZERO. Alunos e professores convivem com medo em escola de municipio pernambucano


Reprodução TV Globo

Ensino na Escola Marechal Costa e Silva está prejudicado por causa das condições precárias da estrutura do prédio; prefeitura prometeu que a reforma começará na próxima semana.

Da Redação do pe360graus.com

Construída há mais de 40 anos, a Escola Marechal Costa e Silva é uma das mais antigas do bairro dos Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. Mas o ensino está prejudicado por causa do descaso com a instituição. Em dias chuvosos, o pátio fica alagado e a água inunda as salas de aula pelos buracos do telhado.

A denúncia partiu de um grupo de mães. Elas estão revoltadas com as condições do prédio da escola onde os filhos estudam. “O colégio é no centro de Prazeres. Era pra ser bem reformado, mas está aí, jogado às baratas”, conta a dona de casa Kaline Oliveira.

Onde deveria funcionar a biblioteca da escola, o que se vê é um depósito de entulhos. A chuva danificou as bancas escolares e molhou os livros: um prejuízo incalculável para o aprendizado dos alunos. “Eu fico com a impressão de que tudo vai cair quando está chovendo”, diz a aluna Weslayne de Lima Pereira.

A professora Sílvia Maria dos Santos sofre com esse problema há mais de 10 anos: “Cai água, molhas as cadeiras, fica as salas alagadas. Numa sala tem 25 alunos e só vieram seis”.

A diretora da escola, Rejane Maria de Azevedo Pessoa, conta que já encaminhou, só este ano, cinco ofícios à Secretaria de Educação do município pedindo melhorias no prédio. “Me desmotiva.  Porque inúmeras vezes eu já solicitei e eu não tenho resposta concreta”, diz.

Segundo Rejane Maria, os alunos ainda enfrentam outro problema dentro da escola: a insegurança. “Essa escola já foi alvo de arrombamento nos finais de semana, já foram feitas várias solicitações e nada foi feito. Já levaram todos os equipamentos eletrônicos, a gente não tem mais nenhum. Pularam pelo telhado e levaram”, conta.

De acordo com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, a escola não foi reformada antes, porque eles não sabiam se o prédio seria demolido durante as obras da Estrada da Batalha. Há dois meses, o Governo do Estado confirmou que o colégio ficaria no mesmo lugar. Então, a Prefeitura fez o projeto e a promessa é de que a reforma da Escola Marechal Costa e Silva vai começar na próxima semana.

Em relação à falta de segurança no local, os funcionários da Prefeitura de Jaboatão afirmam que a escola vai ter um sistema de vigilância eletrônica, que começa funcionar no segundo semestre, ou seja, a partir de agosto, vão ser instaladas câmeras de segurança.

Um comentário:

  1. DESDE DA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA, A BAND APRESENTA NO JORNAL DA BAND(19H30), UMA SÉRIE DE REPORTAGEM SOBRE EDUCAÇÃO. É SEMPRE BOM FICAR DE OLHO PARA VER O QUE ESTÃO FALANDO SOBRE A NOSSA ÁREA DE ATUAÇÃO.

    ResponderExcluir