quinta-feira, 1 de setembro de 2011

As últimas do concurso da educação em PE

Protesto na época em que PE pagava o pior salário de professor do país.
Atualmente paga o segundo pior.
Charge criticando o primeiro mandato de Eduardo Campos.
Do educAÇÃO BR.

Mais um capitulo da novela do último concurso que o governo de Pernambuco fez para o quadro de professores da educação. Uma reunião de lideres e membros do MOPROPE (Movimento Organizado dos Professores de Pernambuco) ocorreu na última quinta feira, dia 25 de agosto na sede da SEDUC no bairro da várzea em Recife.

O Secretário de Educação Anderson Gomes recebeu os professores com funcionários de todos os setores, inclusive o jurídico. Após a contratação temporária de 4.500 professores em janeiro de 2011, os mais de 1000 aprovados no certame realizado 2009 indignaram-se e foram cobrar a nomeação, esta que até hoje não saiu por falta de vontade politica do governo que se levanta contra o Ministério Público que por força do MOPROPE e sociedade instaurou um inquérito com base na constituição afirmando a ilegalidade das contratações temporárias em detrimento de cargos que necessitam ser ocupados por professores concursados.

Na reunião Anderson já iniciou a participação do governo dizendo que já conhecia o discurso do movimento dos professores e que o Estado não precisa de mais professores efetivos, o que mais uma vez contraria o número de contratos que já passa dos 5.000, fora o edital aberto para contratos em projetos especiais.

Juarez Ribeiro, o presidente do MOPROPE argumentou categoricamente a situação de ilegalidade e desrespeito com a situação dos profissionais concursados e as consequências na qualidade do serviço de educação em Pernambuco e silenciou o secretário e sua equipe na defesa da postura da gestão, que quando resolveu se justificar acabou tendo um discurso confuso e desamparado de questões previstas na legislação sobre o serviço público. 

Pernambuco, no segundo mandato de Eduardo Campos, continua com péssimos índices na educação básica e na questão da valorização do professor é o penúltimo estado da federação ficando com uma situação melhor somente em relação ao Rio Grande do Norte (pior salário de professores do Brasil).
O MOPROPE pretende não desistir da questão e planeja fazer protestos mais incisivos e de maior repercussão no Palácio do Campo das Princesas na capital Pernambucana.






Um comentário:

  1. Caros amigos: essa "novela", sem tempo para findar, acarreta mais insatisfação dos professores de nosso Estado. No meu Caso, só compareci a um evento. Sei que é complicado para todos o comparecimento,mas é necessário o esforço coletivo!
    Começo por mim mesmo a cobranças e gostaria de apenas ficar mais a parte das organizações do MOPROPE. Dei uma vez meu e-mail a Juareiz e até hoje nada recebi de resposta. Acho que a internet é uma ferramenta valiosa acerca dos planos futuros.
    E a luta continua!! sim se tiver mesmo a história de dormir lá conte comigo tb!!!!!!!
    Leandro Olivio Souza Nascimento

    ResponderExcluir