sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Menino de 10 anos atira na professora e se mata. O Bem e o Mal, onde estão?


Mensagem “criança chora, pais não ve” foi assinada por grupo identificado como Gaiatos. Estado da professora é estável.
                                                                             FOTO: Zanone Fraissat / Folhapress

Do educAÇÃO BR.

“O homem nascem bom, é a sociedade que o corrompe” ou “O homem nasce mau e a sociedade o molda”?

Ideias contrarias, respectivamente do Francês Rousseau e do inglês Hobbes nos dão pano para longas mangas dessa camisa de força complexa que é a nossa sociedade.

Sobretudo neste último e lamentável episódio das series presentes no mundo todo, estas que tem como tema, as psicoses escolares.  Uma criança de apenas 10 anos, atira na professora e depois se mata. Mesmo com “fenômenos” sociais até mais aberrantes do que estes, que acontecem por ai todos os dias, choca e nos deixa reflexivos sobre a natureza humana.

Será que esta criança tinha exata noção e concreta consciência do seu ato? Muitos no calor da revolta e do absurdo defendem que sim, e até justificam a precocidade de nossas crianças de hoje que já sabem de tudo e fazem de tudo, diferente de gerações anteriores.

Pegando carona na sabedoria oriental, na ideia de que o bem e o mal existem dentro de nós, sou levado a pensar que independente de qualquer coisa o ser humano pode apresentar tendências e ações tanto para o bem quanto para o mau, pois somos seres inconclusos, mas é nesta natureza inconclusa que buscamos os caminhos, estes que na instituição criada pelo homem para ele próprio, na sociedade os caminhos devem ser o do bem comum, evidente que há desvios, pois como disse, somos inconclusos.

A educação que é o molde deste ser na sociedade, pode definir melhor estes caminhos, e esta se faz durante toda vida e tem sua base na fase da infância, por tanto, uma criança de 10 anos que leva uma arma para escola e atira na professora é algo natural, ou foge completamente da natureza humana? Mesmo com uma boa educação os seres humanos fazem tais coisas absurdas? Sabemos que sim, a mente humana por mais que se tente conhece-la, existem barreiras e labirintos onde não é possível saber tudo que se passa e o que esta mente pode planejar fazer.

Contudo, na oposição até histórica entre França e Inglaterra, nesta batalha reflexiva fico com Rousseau, este ser de 10 anos que ainda estava formando sua mentalidade, uma mente sendo construída em um mundo cheio de elementos desviantes do bem comum, e do próprio bem. Ele é inocente, não confundindo com ingenuidade, como se ele não soubesse de nada, mas ai é o ponto, o que ele sabia ou pensava que sabia foi construído por ele, mas com materiais dados, servidos da sociedade.

Colocando ainda algo um pouco diferente de Rousseau, este menino é mais um que nasceu bom, mas talvez, ele nem se tornou mau, continuava bom, seu ato é que foi de maldade, podemos dizer na base do pensamento do francês iluminista, que foi a sociedade, esta bem adulta que colocou a arma na mão do menino e fez com que ele disparasse.






O muro de uma bica ao lado da Escola Municipal Alcina Dantas Feijão, em São Caetano do Sul, São Paulo, onde um menino baleou a professora Rosileide Queiros de Oliveira, e se matou, foi pichado na madrugada desta sexta-feira, dia 23.

Leia Mais

No muro foi escrita a mensagem “criança chora, pais não ve”. A assinatura é um de grupo que se identifica como Gaiatos. Após a pichação, uma equipe da Guarda Civil Municipal foi para o local fazer a segurança.

A professora Rosileide passou por uma cirurgia na madrugada desta sexta-feira, que durou cerca de três horas, para retirar o projétil que estava na região abdominal. Ela continua internada na Unidade de Terapia Intensiva, mas seu estado de saúde é considerado estável. A professora está consciente e não corre risco de morte.

Informações de Folha.com e portal R7

Um comentário:

  1. O homem não nasce bom nem mau. Nasce homem apenas. E justamente por isso, poderá tornar-se bom... ou mau.
    Bondade e maldade são conceitos que somente se aplicam ao ser humano, pois somente ele, pode ter cosciencia dos seua atos, e, portanto prevê suas consequencias.
    É possivel a uma pessoa - criança, adulto, idoso... prever o encadeamento dos fatos decorrentes de um ato seu, seja ele "bom" ou "mau"?
    É possivel prever as consequencias mais imediatas, e, talvez sejam, exatamente estas, o que a pessoa esteja buscando ao cometer tal ato, não importando seja este, de carater bom ou mau.

    ResponderExcluir