segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Governador administra por poder e quer que professor ensine por amor, não por salário.

Eduardo Campos Gov. de Pernambuco e Cid Gomes Gov. do Ceará em encontro do PSB.









Do educAÇÃO BR.


É temoroso, asqueroso e até nojento saber que políticos brasileiros são capazes de tecer tal comentário sobre os professores do sistema público, ainda mais vindo de um chefe de estado. Estamos vivendo uma fase na democracia do país que diante de grandes índices de votação, os eleitos pensam e se comportam como deuses da administração pública, falam e fazem aquilo que querem, mesmo que isto seja algo que ataque o regime democrático que o elegeu.

Cid Gomes é um dos políticos que obteve uma vitória muito expressiva nas ultimas eleições, assim como Eduardo Campos de Pernambuco, obteve mais de 80% dos votos, o governador cearense e o colega pernambucano de partido (PSB) adotam uma politica educacional austera ao servidor, os estados do CE e PE são bastante defasados na qualidade da educação e são campeões da desvalorização do servidor - professor a nível nacional. Pernambuco atualmente paga o 2º pior salário do Brasil, na frente apenas do Rio Grande do Norte (pior salário) e o Ceará acompanha entre os seis piores do país sendo o 5º pior salário.

Ambos os estados nordestinos assim como a maioria das 27 unidades da federação não pagavam o piso salarial que foi aprovado como lei duas vezes, uma pelo congresso e após cinco estados recorrerem na justiça, entre eles o Ceará, foi novamente aprovado pelo STF, e mesmo assim, ainda existem estados e municípios desrespeitando a lei do piso e o artigo que prevê 1/3 da carga horária de 40 horas semanais para planejamento.

Cid Gomes assim como Eduardo Campos e outros governadores deveriam proceder como no próprio comentário do Gomes, deveriam ganhar o mesmo salário que os professores e governar, administrar os estados por amor, ou caso não quisessem ganhar pouco, que procurassem o Beach Park ou um resort em Porto de Galinhas para serem administradores privados e não públicos, no privado eles com certeza ganhariam mais do que os pobres professores.

Mas se atendo a realidade, os governadores neste país só se propõem aos cargos públicos pelos valores lícitos e ilícitos que a posição lhes permite, nunca por amor ao estado, este esboço de amor pela terrinha, só se vê em época de campanha. E os excelentíssimos governadores, só tem essa postura por seus filhos não estudarem nas escolas públicas, ou seja, Cid Gomes com esse comentário acabou dizendo: - se danem os filhos dos pobres que não podem colocar seus filhos nas escolas particulares. Será que se ele fosse um administrador, um diretor de escola privada, a dos seus filhos, ele iria dar péssimos salários aos professores de seus herdeiros? 


Fonte: Sindicato APEOC
"Quem quer dar aula faz isso por gosto e não pelo salário. Se quer ganhar melhor, pede demissão e vai para o ensino privado. Eles pagam mais? Não. O corporativismo é uma praga"

Cid Gomes, governador do Ceará, ao participar de um seminário em Natal sobre  Educação e aproveitar para criticar os professores da rede pública de ensino que entram em greve.


Neste sentido perguntamos se o Governador governa por gosto? Se for o caso, que ele renuncie o seu salário de governador. 


Que ele peça demissão e vá trabalhar no Beach Park do seu amigo e escudeiro Arialdo Pinho, quem sabe ele pague mais.Pois, nós professores/as temos sim muito amor e gosto por nossa profissão, mesmo ela não sendo valorizada pelo governo. Infelizmente em nosso Estado o dinheiro que poderia ser utilizado para pagar o piso dos professores vai descarga a dentro nas privadas da corrupção desse governo, que aí sim, é uma verdadeira PRAGA


Atenciosamente,André Sabino. Secretário de Cultura do Sindicato APEOC.
www.apeoc.org.br

Um comentário:

  1. Dhiogo, dá uma conferida nesse texto. Clica aí
    http://robertatum.com.br/noticia/resposta-de-uma-professora-do-parana-a-revista-veja/14970
    Falou.

    ResponderExcluir