sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

El maestro 10,0 - Teacher 10,0 - Professor 0,0


A Profissão de professor no Brasil está enfrentando um processo muito sério de “extinção”, é quase que geral escutar depoimentos de docentes que falam da ausência ou perda de status na função, comentários dos próprios estudantes que versam. – Deus me livre de ser professor. Ou ainda. – Professora, a senhora nem tem um carro novo, meu tio só tem o ensino médio e acabou de comprar um 0 km.

O profissional da educação é desvalorizado ao extremo no nosso país, tem ensino superior, pós-graduação, horas e mais horas dedicadas ao estudo. Em outras áreas é bem visível que quanto mais tempo de estudo, investimento pessoal, maior é a remuneração, com os professores isso não acontece. Para completar, o local de trabalho (a escola) está se tornando, além de sem estrutura, recursos para fazer bem o trabalho, um lugar perigoso, violento, onde o docente vai ministrar suas aulas com medo, inseguro, doente fisicamente e psicologicamente.
Com todas essas barreiras para a profissão, está diretamente ligada a carência de ingresso na carreira do magistério e o fracasso do Brasil em áreas ligadas a setores econômicos que precisam cada vez mais de mão de obra qualificada, principalmente nesses novos tempos de prosperidade na nossa economia. Os professores estão perdendo, ou deixando perder a belíssima função que é a de ensinar, educar para o trabalho, para a vida, como numa música de Silvério Pessoa diz “ninguém educa ninguém”.
Há um empenho do governo em reverter essa situação, pelo menos nos meios de comunicação, soa como hipocrisia, pois muitas práticas ainda continuam desmantelando essa área tão estruturante e estratégica para a melhoria da vida em sociedade. A educação não é algo que deve ser tratada com respeito, atenção, qualidade e seriedade, somente quando o momento é positivo na economia, deve ser o inverso, a educação tem que ter seu bom momento sempre, ela é o eixo, o início e o meio para todas as outras áreas.
Nos países que os governos fazem seu dever de casa direitinho, as pessoas apontam o professor como o principal responsável pelo desenvolvimento, nota 10. Nos países como o Brasil, a nota é diferente assim como o desenvolvimento, a resposta está errada obviamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário