sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Teto de escola desaba e deixa 17 estudantes feridos

O teto dos estudantes e o piso dos professores.

Do educAÇÃO BR

Enquanto os tetos das escolas caem nas cabeças dos estudantes, professores sem piso salarial, ou ainda quando tem, estes que são cheios de buracos, colocam os educadores e os educandos em um abismo educacional. Dor também nas cabeças das autoridades, que se vêem acuadas pela exposição na mídia destes tristes fatos, a preocupação não fica na integridade das crianças, mas dentro das urnas das próximas eleições. 


Já passou da hora de todas as unidades da federação fazerem um pacto pela educação, estudantes e professores de todo o país se unirem e realizarem uma grande revolução, demolir, implodir os governos que resistem na ignorância político-eleitoral de usar a educação como cabide de emprego, de jogar financeiramente com os recursos destinados ao setor, economizar com reformas.

O teto de uma escola no interior de Alagoas é um retrato torto na parede da educação pública brasileira, as cabecinhas dos nossos jovens estão literalmente correndo perigo físico e intelectual.
Em um país que o professor tem piso, este abaixo do nível do justo, enquanto deputados tem o céu salarial, a corrupção não precisa nem soprar muito, escolas continuarão caindo.  

 

Uma multidão se formou na frente da escola em busca de informações.


Neilton Ferreira/Alagoas Última Hoora
07h53, 05 de Agosto de 2011  
Amanda Dantas - Alagoas - Última Hora

O teto de uma das salas de aula da Escola Estadual Dom Constantino Luers, situada na cidade de Campo Alegre, distante 94 km de Maceió, desabou na noite de ontem (04) e feriu 17 alunos. No momento do acidente cerca de 50 estudantes ocupavam a sala do 2° ano que estudam no período da manhã e que estavam na escola no horário do desabamento repondo uma aula.

As primeiras informações são de que os estudantes sofreram ferimentos leves, foram atendidos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e em seguida levados para a unidade de emergência de Arapiraca. Uma das alunas, que não teve o nome identificado, foi levada para o hospital da cidade ainda desacordada.

Logo após o acidente uma multidão se formou na frente da escola em busca de informações. Dados não oficiais dão conta de que outras duas salas também estão com a estrutura comprometida.
As aulas deverão ser suspensas por tempo indeterminado. A última reforma foi realizada em 2005, ainda na gestão do ex-governador Ronaldo Lessa.

A Secretaria de Estado de Educação e Esporte divulgou nota informando que ainda não sabe as causas do acidente e que após apuração serão apontados os responsáveis pelo desabamento.
O secretário da pasta, Adriano Soares, determinará vistoria em caráter de urgência para identificação da situação de outras unidades de ensino da rede pública.

Confira a lista dos alunos feridos, encaminhados à Unidade de Emergência (EU) do Agreste: Cristina Mota de Mendonça, 20 anos; Jaciana Gregório da silva, 23 anos; Edjane da Silva Lins, 17 anos; Erverton Douglas dos Santos, 18 anos; Karllegy Deyves dos Santos Ribeiro, 16 anos; Rosângela Maria da Silva, 31 anos; Ana Cavalcante da Silva, 22 anos; Marciano Vieira, 18 anos; Rosana Araújo da Silva, 17 anos; Maria Taciana dos Santos, 16 anos; Josefa da Silva Santos, 22 anos; José Jeferson Quirino da Silva, 18 anos; Natália Gonçalves Nascimento, 16 anos; Marcos Fernando Cavalcante, 37 anos; Paula Vieira da Silva, 15 anos; Cislane, idade não divulgada; Maria Rafaela dos Santos, 38 anos.

A secretária de Educação de Campo Alegre, Nadja Maria Azevedo, se prontificou em dar apoio aos familiares e aos alunos afetados pelo acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário