sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Propaganda e Realidade: a educação do governador que sonha ser presidente!

Estudante põe dedo na cara do Governador
Propaganda do presidenciável em 2014

Do educAÇÃO BR. 

A propaganda é a alma do negócio, a demagogia não deve ser espirito da política. A criticidade e a politização podem separar os discursos das práticas.

Estudante grava vídeo com ajuda de colegas, posta na internet e contraria todo o pacote publicitário do pré candidato a presidência do Brasil, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O vídeo com cerca de 20 mil acessos até o momento mostra em suas imagens uma escola recentemente construída com a estrutura seriamente comprometida, trata-se da escola estadual Professor Manoel Joaquim Leite, no município de Cedro, no sertão, a 490 quilômetros do Recife.

Em meio as imagens de rachaduras nas paredes, tetos, o estudante de 15 anos mostra politização ao se reportar ao governo do estado e cobrar com duras críticas a responsabilidade do órgão e autoridade competente, fazendo paralelos entre o que é propagandeado pelo governo na área da educação em Pernambuco e a realidade da educação no Sertão do estado.

Campos que já está em corrida eleitoral, o que é visto com muito mais intensidade na mídia que já nos bombardeiam com propagandas partidárias, inclusive para os presidenciáveis, entre eles o governador Eduardo, presidente do PSB.

Eduardo recebe muitas críticas por sua administração na área da educação, professores reclamam muito da falta de condições de trabalho e remuneração salarial, esta que coloca o soldo dos professores pernambucanos entre os mais baixos do país.

Ao passo que é duramente criticado, Campos é recordista de votos e de índice de aprovação entre os pernambucanos. Na capital Recife e em todo o estado, não faltam problemas, alguns aceitáveis, outros nem tanto ou intoleráveis, principalmente quando se trata de um político que está disposto a dar um passo bem maior que é governar não só um estado, mas todo país.

Analisar o fenômeno político de crescimento da legenda do PSB, a estatura alcançada a nível estadual e regional do neto da lenda política Miguel Arraes, em plena corrida eleitoral com direito a "surpresas de Marina", paralelamente a toda sorte de críticas e descasos reais mostrados em tons e cores vibrantes e sem efeitos como no vídeo do jovem estudante pernambucano, contrapondo outras imagens e discursos eleitorais de Eduardo Campos, acompanhado do seu belo par de olhos azuis é essencial nestes tempos de fervor populacional das ondas (mais fracas) de manifestações, para entender ou visualizar o que se segue até a abertura das urnas em 2014 e depois com seus resultados e consequências no futuro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário