quinta-feira, 30 de maio de 2013

Estudantes tocantinenses tiveram dias de deputados


Do educAÇÃO BR - Por Dhiogo Rezende.

Trata-se do Parlamento Jovem, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Tocantins viabilizada pelo projeto do Deputado Osires Damaso em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, reuniu 24 jovens de várias cidades do estado que tiveram seus projetos de lei selecionados, garotos e garotas foram a Palmas viver entre os dias 15 e 17 de maio a rotina dos parlamentares da AL-TO.

Os jovens passaram três dias sobre vestimentas apropriadas, conheceram a estrutura física e os protocolos de funcionamento da casa, tiveram contato com os deputados e defenderam em plenário seus projetos de lei que tinham como eixos temáticos a educação; meio ambiente; defesa do consumidor; cultura; esporte; segurança pública e agricultura.

Os estudantes ficaram hospedados no Palace Hotel Turim com ônibus a disposição, saiam às 8 da manhã e regressavam às 18 horas, receberam um kit com caderno, canetas, a constituição do estado, o regimento interno da AL e do Jovem Parlamento, ainda um curso profissionalizante da Fundação Ulisses Guimarães oferecido pela Deputada Josi Nunes. 

A iniciativa do Governo do Estado busca incentivar a juventude a se expressar e participar das questões de seu universo político e social, reforçar o compromisso com a cidadania através da participação democrática que visa à melhoria das comunidades e da sociedade nas quais estes jovens se inserem.

Mesmo com o descrédito e toda sorte de criticas a nossa política nacional, a falta de credibilidade que o povo brasileiro tem, cada vez mais frequente e que cresce eleição a eleição, muito pelas atuações desabonadoras e condenáveis de muitos políticos do legislativo ou do executivo nos níveis municipal, estadual e federal, projetos como esse do Parlamento Jovem são deveras importantes, servem diretamente na formação cidadã, escolar e futuramente acadêmica destes estudantes, pois legislar coerentemente é um trabalho sério e complexo. 

O fato de termos péssimos exemplos na nossa vida política, não tira da casa de leis, da casa do povo, da democracia, da política, seus verdadeiros sentidos, suas essências, por mais que práticas ruins existam historicamente na política nacional, a democracia deve seguir e fortalecer com ela os valores necessários à vida social, voltada para o bem comum, assim estes jovens tem nessa oportunidade de acompanhar a vida parlamentar, a possibilidade de fazerem as devidas criticas e de levarem pensamentos, posicionamentos de práticas que podem fazer a diferença para eles e suas comunidades. 
Brenda Santiago, Lívia Salviano, Raquel Barbosa e Danilo de Melo - Secretário Estadual de Educação
Sobre a prática política que ultimamente são cotidianamente pintadas nas mídias com as cores fortes da corrupção, a generalização é sempre um erro, “Antes tinha a visão de que todos os deputados eram ladrões. Porém convivendo com eles, percebi que estava errada. Há uma pequena porcentagem, mas bem mínima mesmo que procura atender todos os anseios da população, principalmente as menos favorecidas.” Disse a jovem parlamentar Lívia Salviano.

Do Colégio Dom Orione de Tocantinópolis, destacado na região do Bico do Papagaio por exitosos resultados no Sistema de Avaliação do Tocantins, nas posições no ENEM e ganhador de algumas edições do Premio Gestão, saíram três estudantes para esta edição do Jovem Parlamentar. Lívia Salviano, Brenda Santiago e Raquel Barbosa representaram o colégio, Tocantinópolis e junto com Ian da Costa de Esperantina, deram voz ao Bico do Papagaio, de toda a região, eles foram os quatro dos 24 selecionados.
Estes estudantes dos 2ª e 3ª anos do ensino médio destacam-se em suas comunidades escolares e devem bem saber da realidade que passam suas cidades em uma das regiões mais carentes do Tocantins e do Brasil, vide as falhas ou mesmo ausência dos poderes públicos refletidos no IDH da região. 

Nessa perspectiva vemos a importância do Parlamento Jovem, da autocrítica da atuação do poder público estadual, os jovens parlamentares, despidos dos vícios partidários e da ânsia e cobiça por poder podem trabalhar melhor a consciência e a verdadeira funcionalidade do cargo de parlamentar, do quê se trata representar e respeitar o povo que coloca pessoas em seu lugar para falar e agir em seu nome e assim erguer boas e construtivas críticas ao nosso sistema político e social.

Os projetos defendidos pelos jovens deputados podem no futuro amadurecer e contribuírem para projetos de leis reais no futuro. Os jovens parlamentares do Bico, Lívia Salviano defendeu um projeto que versa sobre a lotação de psicólogos nas unidades escolares, a Brenda Santiago sobre a inserção das disciplinas de filosofia e sociologia no ensino fundamental, Raquel Barbosa defendeu a implantação de primeiros socorros nas redes públicas de ensino e o Ian da Costa sobre o descarte adequado de resíduos tóxicos e a ética na gestão ambiental.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário