Toffoli. Ministro do STF sobre condenações no caso
do Mensalão:
"Aquele que comete um desvio com intuito
financeiro, e tudo o que foi colocado aqui era o intuito financeiro, não era
violência, não era atentar contra a democracia, não era atentar contra o estado
democrático de direito porque o estado de direito era muito maior do que isso.” Fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/toffoli-critica-penas-impostas-pelo-stf-aos-mensaleiros
Ministro do STF Dias Toffoli
"Temos aqui uma banqueira condenada. Uma bailarina. Que ameaça real essa
pessoa traz à violência da convivência humana?", disse ele.
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Do educAÇÃO BR
Por Dhiogo Rezende
No embalo de Pitágoras "É preciso educar as
crianças para que não seja necessário castigar os adultos" outras frases
cunharam-se e já pairam como bordão político para aqueles que defendem a
educação como parâmetro para transformação e solução para tudo, é o exemplo de
“no lugar de presídios, é preciso construir escolas”.
Faz muito sentido, é lógico que educação é o X de
todas as questões ou problemas sociais, a própria cultura em seu conceito
antropológico admite o processo de aprendizagem como parte integrante e
integral na construção do seu próprio conceito, esta que só os humanos possuem e
que os separam dos outros animais, é assim que as culturas nas diversas formas
são transmitidas, pela aprendizagem.
Desta forma todos os valores humanos, morais,
sociais são transmitidos e passados aos indivíduos membros de uma coletividade,
a definição do que é certo ou errado processa-se nestas relações humanas,
cristalizam-se e viram verdades, algumas básicas e essenciais para a sociedade
se manter do jeito que é. O crime que seria a transgressão das verdades
traduzidas em leis é algo tão comum e natural quanto a própria necessidade de
manter tais verdades, essas que acompanhando o caráter multilinear e dinâmico
da cultura podem mudar com o tempo.
É natural entendermos que regras não são e não
podem ter total respeito por todos os indivíduos, além da natureza
transgressora, há vários fatores que impedem os humanos de atenderem na
totalidade aquilo que é posto para fazer ou não fazer, ainda mais quando há uma
coerção, através da imposição e força de diversos instrumentos, entre eles as
leis e as suas penalidades.
A ética então só pode ser sustentada através de um
amplo processo de educação e esta só prevê atos positivos ao bem comum, a
construção da ideia do melhor para todos, essa é essência da educação, o
preparo para a vida, cabendo então o respeito aos valores, principalmente os intrínsecos
a humanidade.
No nosso país, a corrupção é um problema que a educação pode resolver, é um elemento nocivo que faz parte da gênese e da cultura do Brasil e em pleno processo de banalização, as prisões destes bandidos de ternos são no mínimo uma reparação já que temos "ladrões de galinha" na cadeia. Enquanto a educação não revoluciona, os individuos também podem aprender "ou não" com a reclusão ou seu exemplo, a questão é: como essa reclusão é aplicada e vivida pelos penitenciários, no caso do Brasil, nossa prisão não é nada (re)educativa.
No nosso país, a corrupção é um problema que a educação pode resolver, é um elemento nocivo que faz parte da gênese e da cultura do Brasil e em pleno processo de banalização, as prisões destes bandidos de ternos são no mínimo uma reparação já que temos "ladrões de galinha" na cadeia. Enquanto a educação não revoluciona, os individuos também podem aprender "ou não" com a reclusão ou seu exemplo, a questão é: como essa reclusão é aplicada e vivida pelos penitenciários, no caso do Brasil, nossa prisão não é nada (re)educativa.
Falando em educação, será que toda a formação, sua
complexidade e vasta bibliografia que deve ser estudada por um Ministro da mais
alta instância judicial do país (STF) não consegue ter a capacidade intelectual para
entender que roubar milhões dos cofres públicos, é um ato que pode significar várias violências:
do futuro ceifado de crianças sem boa escola, do sofrimento e da morte nos leitos (ou falta de leitos)
dos hospitais públicos, dos baixos salários dos professores, médicos, policiais, da corrupção e formação de "milicias", políciais que matam e são mortos, da falta de emprego e educação e futuro que colocam milhares de jovens
no crime para também matar e morrer, será excelentíssimo ministro que os
detratores do mensalão não praticaram violência com seus "assaltos" ao dinheiro
público e isso não atenta contra o estado de direito?
Ainda, como pedagogicamente punir/"ensinar uma lição" aos criminosos com
cursos de graduação, pós graduação nas melhores universidades do país e do
exterior, bandidos do colarinho branco que sempre tiveram altos cargos, apenas aplicando multas? Com declarações
e concepções assim, vindas de um dos ministros do STF, realmente teremos que educar
nossas crianças melhor, para que elas virem políticos que não precisem ser
punidos e nem ministros da justiça que falem tamanhas besteiras sem juizo.
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