quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ministro defende penas "pedagógicas" para corruptos do mensalão



Toffoli. Ministro do STF sobre condenações no caso do Mensalão:

"Aquele que comete um desvio com intuito financeiro, e tudo o que foi colocado aqui era o intuito financeiro, não era violência, não era atentar contra a democracia, não era atentar contra o estado democrático de direito porque o estado de direito era muito maior do que isso.” Fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/toffoli-critica-penas-impostas-pelo-stf-aos-mensaleiros
Ministro do STF Dias Toffoli
 "Temos aqui uma banqueira condenada. Uma bailarina. Que ameaça real essa pessoa traz à violência da convivência humana?", disse ele.




Do educAÇÃO BR 
Por Dhiogo Rezende
No embalo de Pitágoras "É preciso educar as crianças para que não seja necessário castigar os adultos" outras frases cunharam-se e já pairam como bordão político para aqueles que defendem a educação como parâmetro para transformação e solução para tudo, é o exemplo de “no lugar de presídios, é preciso construir escolas”.

Faz muito sentido, é lógico que educação é o X de todas as questões ou problemas sociais, a própria cultura em seu conceito antropológico admite o processo de aprendizagem como parte integrante e integral na construção do seu próprio conceito, esta que só os humanos possuem e que os separam dos outros animais, é assim que as culturas nas diversas formas são transmitidas, pela aprendizagem.

Desta forma todos os valores humanos, morais, sociais são transmitidos e passados aos indivíduos membros de uma coletividade, a definição do que é certo ou errado processa-se nestas relações humanas, cristalizam-se e viram verdades, algumas básicas e essenciais para a sociedade se manter do jeito que é. O crime que seria a transgressão das verdades traduzidas em leis é algo tão comum e natural quanto a própria necessidade de manter tais verdades, essas que acompanhando o caráter multilinear e dinâmico da cultura podem mudar com o tempo.

É natural entendermos que regras não são e não podem ter total respeito por todos os indivíduos, além da natureza transgressora, há vários fatores que impedem os humanos de atenderem na totalidade aquilo que é posto para fazer ou não fazer, ainda mais quando há uma coerção, através da imposição e força de diversos instrumentos, entre eles as leis e as suas penalidades.

A ética então só pode ser sustentada através de um amplo processo de educação e esta só prevê atos positivos ao bem comum, a construção da ideia do melhor para todos, essa é essência da educação, o preparo para a vida, cabendo então o respeito aos valores, principalmente os intrínsecos a humanidade. 

No nosso país, a corrupção é um problema que a educação pode resolver, é um elemento nocivo que faz parte da gênese e da cultura do Brasil e em pleno processo de banalização, as prisões destes bandidos de ternos são no mínimo uma reparação já que temos "ladrões de galinha" na cadeia. Enquanto a educação não revoluciona, os individuos também podem aprender "ou não" com a reclusão ou seu exemplo, a questão é: como essa reclusão é aplicada e vivida pelos penitenciários, no caso do Brasil, nossa prisão não é nada (re)educativa.

Falando em educação, será que toda a formação, sua complexidade e vasta bibliografia que deve ser estudada por um Ministro da mais alta instância judicial do país (STF) não consegue ter a capacidade intelectual para entender que roubar milhões dos cofres públicos, é um ato que pode significar várias violências: do futuro ceifado de crianças sem boa escola, do sofrimento e da morte nos leitos (ou falta de leitos) dos hospitais públicos, dos baixos salários dos professores, médicos, policiais, da corrupção e formação de "milicias", políciais que matam e são mortos, da falta de emprego e educação e futuro que colocam milhares de jovens no crime para também matar e morrer, será excelentíssimo ministro que os detratores do mensalão não praticaram violência com seus "assaltos" ao dinheiro público e isso não atenta contra o estado de direito?

Ainda, como pedagogicamente punir/"ensinar uma lição" aos criminosos com cursos de graduação, pós graduação nas melhores universidades do país e do exterior, bandidos do colarinho branco que sempre tiveram altos cargos, apenas aplicando multas? Com declarações e concepções assim, vindas de um dos ministros do STF, realmente teremos que educar nossas crianças melhor, para que elas virem políticos que não precisem ser punidos e nem ministros da justiça que falem tamanhas besteiras sem juizo.




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