domingo, 28 de outubro de 2012

Professora é demitida por mostrar absurdo de escola no face book

Professora Uiliene Araújo. Foto Dhiogo Rezende.


Do educAÇÃO BR
Mais uma entre as inúmeras demonstrações da realidade concreta da nossa educação, em alguns lugares do Brasil, os considerados mais pobres, na educação pública, a situação é muito pior, mas essa realidade não foge de nenhum canto e recanto do nosso país.
fotos 1, 2 e 3 - Professoa Uiliene pelo seu celular
 A professora de história Uiliene Araújo Santos Rosa foi demitida de uma escola pública municipal de Imperatriz, no Sul do Maranhão, a mesma fez uma denuncia e ao mesmo tempo um desabafo em uma rede social na internet. Em casa, um dia depois da sua aula, no dia das crianças (outubro), a professora postou no seu “face book” fotos que denunciavam a situação precária e absurda das aulas no Colégio Municipalizado Guilherme Dourado, localizado no Parque São José.




As tristes fotos mostram uma sala de aula com vários “rombos” no teto e os estudantes do ensino fundamental assistindo as aulas, fazendo atividades em uma sala com chão encharcado, onde os discentes, sentados e abrigados com seus guarda chuvas abertos, tentam se concentrar nos seus afazeres escolares.



As fotos e seu conteúdo de denuncia alcançaram rapidamente grande destaque nas redes sociais, com muitos compartilhamentos, e comentários de usuários de todo Brasil fizeram as matérias de jornais-sites locais terem milhares de acessos, rompendo limites regionais com a situação da professora e sua “ex” escola quando a situação passou ser divulgada em meios de comunicação do Maranhão como a TV Mirante e nacional como o portal G1.

A educadora Uiliene Araújo declarou ao educação BR que não se arrepende de ter postado as fotos. “quando a diretora disse – Você vai postar essas fotos? Vai queimar nossa escola! Tive então mais coragem, pois ela não pensou na comunidade que deve ter um bom serviço prestado pela instituição, mas sim nela própria.

A diretora no inicio, disse que a professora não poderia mais dar aulas e ficaria a disposição da secretaria de educação municipal, dias depois a docente teve seu contrato rescindido. O secretário de educação Zesiel Ribeiro, colocou na recisão que o motivo da demissão foi por faltas da professora e "condulta incabivel".
A diretora da escola Ivone Carvalho Milhomem é a dona do prédio que abriga a escola, a gestora aluga o espaço para a prefeitura de Imperatriz, sobre esta afirmação, Uiliene declarou sua indignação ao dizer: “ este fato deixa a situação ainda mais absurda, cheguei a escutar de funcionários no local de trabalho que a Ivone é a escola e a escola é a Ivone”.

7 comentários:

  1. Pareceu Luís XIV, a diretora: "O Estado sou eu!"

    ResponderExcluir
  2. É Uiliene, você contrariou interesses e agora está pagando...
    Mas já que "tá tudo danado mesmo" não se conforme, denuncie! No caso da Isadora Faber tiveram que ceder depois que ela não se intimidou. Estou do seu lado.

    ResponderExcluir
  3. http://www.imperatriz.ma.gov.br/noticia/1819/os-investimentos-na-qualificacao-de-professores-melhora-a-qualidade-do-ensino-em-imperatriz-diz-secretario

    Fui verificar a fundo e o link acima é o que o secretario diz fazer palhaçada

    ResponderExcluir
  4. Fico imaginando os colegas dessa professora, tanto os contratados quanto os efetivos, se tiver algun, como podem não se enfurecer e "rasgar o verbo" confirmando o que essa corajosa denunciou? professores do mundo - e dessa escola- uni-vos e façam jus á profissão, formar cidadãos capazes de se libertar das ditaduras...
    Parabens Uiliene pela coragem de agir.

    ResponderExcluir
  5. Um professor na sala dos profesores ao ouvir esta noticia, a primeira coisa que disse foi - mas existe mesmo uma hierarquia, e essa prática de tirar fotos e expor sem primeiro repassar a situação para seus "chefes" pega mal para a professora mesmo. É ASSIM QUE O DISCURSO DOMINADOR PEGA, PROFESSORES QUE TENDEM A FICAR DO LADO DO SISTEMA E CONTRA COLEGAS QUE TIVERAM A ATITUDE, A CORAGEM E A CIDADANIA. O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL PASSA PELA QUESTÃO CULTURAL, DE FORMAÇÃO DE MENTALIDADES, DENTRO DE UM SISTEMA QUE REPRODUZ RELAÇÕES DE OPRESSORES E OPRIMIDOS QUE ENGOLEM E ENCARAM COMO SEU O DISCURSO DA SUA PROPRIA OPRESSÃO.

    ResponderExcluir
  6. Essa professora é um exemplo, tomara que outros sigam os mesmos passos. A educação em primeiro lugar!

    ResponderExcluir
  7. Valeu professora por mostrar os podres que os dirigentes nao tem coragem de mostrar,hoje estamos vivendo assim os justos sao sacaneados por mostrar os erros que a sociedade esconde. enquanto os impios vivem nas ocultas da verdade.

    ResponderExcluir