quarta-feira, 11 de abril de 2012

Jornalista ataca prática educacional da cultura afrobrasileira

 
 Luiz Carlos Prates. Comentarista do Jornal do SBT
Do educAÇÃO BR

Por Marcos Vinicius
 
Infelizmente no nosso país ainda existem ignorantes como esse senhor.  Luís Carlos Prates, comentarista do Jornal do SBT, disparou esses absurdos contra a capoeira. No vídeo, ele afirma que "essa cultura de bater tambor e levantar o pé não leva a lugar algum". Ora, todos sabemos que, em um país onde a corrupção impera, o "jeitinho" prevalece, o poder público e seus representantes se contradizem entre palavras e ações é praticamente impossível que obtenhamos sucesso a curto prazo. Porém, é necessário enfatizar que são em muitas dessas ações culturais, muitas vezes desenvolvidas de modo voluntário, que existe a possibilidade de realizar mudanças no pensamento das pessoas, através da interação e do diálogo. 

São projetos como esses que desempenham o papel que o governo deveria por obrigação realizar. São projetos como esses que, apesar da exploração midiática da cultura estrangeira em detrimento da nossa, é que valores como identidade e respeito às nossas raízes são disseminados para muitos jovens. E são projetos como esse que promovem a inclusão social de pessoas com deficiência, população de periferia e afro-descendentes. Eis o motivo principal de muitos países serem o que são: a valorização da própria cultura.

Como professor da educação básica, sei o que ele quis dizer. O ideal seria que dispuséssemos de um sistema mais igual, mais justo e com melhores condições de vida para a população. Escolas integrais, com aulas diversificadas, incentivo a leitura, investimento de peso na educação certamente culminariam em progresso. Infelizmente, esse senhor foi infeliz em seus comentários. A ignorância dele nos mostra que ainda estamos longe de alcançarmos esse patamar.

Um comentário: