quinta-feira, 22 de março de 2012

Assistência Social e Educação. Irmãs Distantes


Educação enche as mentes e também pode encher a barriga do povo...
Representantes das Prefeituras dos municipios do Bico do Papagaio (Prefeitos e Prefeitas)

“108 mil famílias vivem com renda de 0 a 70 reais por mês no Tocantins. Destas, 13 mil vivem com “zero” reais”.  Dados do governo ditos pelo Secretário de Assistência Social Agimiro Costa.

Do educAÇÃO BR.

Hoje na cidade de Araguatins que fica no Bico do Papagaio, região com índices alarmantes de pobreza, houve o lançamento do programa Tocantins Sem Miséria, primo de primeiro grau do programa do governo federal Brasil Sem Miséria. Nestes, contam ações que tem como principal objetivo erradicar a miséria no Brasil, tarefa nada fácil de ser realizada.

Quem tem um pouco de maturidade e consciência da nossa realidade politica sabe que há séculos o nosso sistema politico eleitoral sustenta-se corrupto e corruptível graças a existência da miséria do nosso povo. “erradicar a miséria” soa timbres muito utópicos no nosso país, a fome do povo alimenta o poder das elites no Brasil.

Neste evento estavam presentes várias lideranças políticas locais e regionais, a esperança ajuda a comportar os sofrimentos, o povo deve acreditar, mesmo que difícil, que existam políticos e gestores sérios, que tenham sensibilidade para este problema que é capaz de angustiar famílias por suas condições, mas também a consciência daqueles que estão na posição, função de seus mandatos legitimos de resolver esse latente problema nacional – a fome.

O governo Lula iniciou no Brasil uma nova era gestora, com programas que até já existiram em governos anteriores, com nomes diferentes, a novidade está na execução e na expansão de programas como o “Bolsa Família”. Devemos reconhecer que é necessário no nosso país politicas de assistência social, milhares de famílias, se não tiverem ajuda pública, realmente morrem ou procuram caminhos “indignos” de continuar sobrevivendo.

Mas não podemos deixar de criticar baseados na realidade e “personalidade” da politica nacional, viciada no clientelismo, eleitoreira, corrupta. Sabemos, vemos no cotidiano que o mesmo povo que recebe 100, 200 reais por mês juntando as várias bolsas e cartões isso, aquilo, é o mesmo que não tem água tratada, energia elétrica, saneamento básico, moradia, escola, saúde, segurança de formas plenas e dignas, tudo funciona mal, ou simplesmente inexiste para essa população “assistencializada”.
Vereador representante da Prefeitura de Araguatins, Secretário da SETAS Agimiro Costa e Dep. Estadual Amélio Cayres

Quando isso de fato mudará? Quando as palavras bonitas e aparentemente sinceras de um gestor, político, como as que foram ditas pelo Secretário de Trabalho e Assistência Social do Tocantins Agimiro Costa  deixarem de ser apenas palavras e serem árvores frutíferas nas vidas dos brasileiros. Ele disse o que tem que ser dito, que a politica de assistência social deve ser uma prática de todos, gestores, políticos, sociedade, independente de partidos, “Marcelistas ou Siqueiristas” (alusão ao ex e atual governador), de período eleitoral ou não. Falta realmente acabar o que é difícil no Brasil, a corrida, a disputa dos lideres, dos emergentes, das elites por poder, usando a miséria como massa de manobra em cada região onde há carência de mais politica e menos politicagem.

As familias cadastradas no Tocantins Sem Miséria devem receber um cartão para o recebimento de R$ 50,00 por mês.

Mais uma vez a mudança desse quadro partirá da transformação da consciência social e politica do nosso povo que só virá pela educação, essa que também é negada e sucateada de propósito, pois investimento nessa área significa diretamente na diminuição da pobreza mental primeiramente e por consequência, a miseria física. Educação enche as mentes e também pode encher a barriga do povo que nessa sua nova forma votará em representantes melhores, há séculos nossos políticos não querem isso, eles não querem mudanças, não querem ser substituídos. 

Já que esperança é o prato principal de milhares de familias brasileiras, esperamos que este programa no Tocantins e os demais Brasil a fora sejam realmente executados com transparència, sem politicagem, se apoiando nas falas éticas e sensatas dos politicos, como as ditas na manhã de hoje na Câmara Municial de Araguatins -TO. Esperamos então. Esperamos...

(Fotos de Dhiogo Rezende) Matéria EducAÇÃO BR.

2 comentários:

  1. Professor, a educação encheria as mentes do povo, se não existisse no Brasil essa sua "prima-irmã" a bloquear nelas a capacidade de absorver e incorporar alguns conceitos básicos como dignidade e auto-respeito.
    A assistência social em nossa região atua como um parasito que drena as mentes das pessoas carentes, retirando delas a capacidade de entender que os "benefícios" que recebem não passam de esmolas, aliás, nem isso são, já que funcionam como punhados de ração lançados mesquinhamente pelos políticos, com a certeza de que isso basta para garantir a fidelidade e, obviamente, o voto de todos.
    Os Programas de Assistência Social, concebidos como instrumentos para serem usados na diminuição das desigualdades sociais, foram apropriados por políticos sem escrúpulos, que os usam como ferramenta afiada com que podam as iniciativas de independência por meio do empreendedorismo. Acomodado na certeza de que não lhe faltará a ração (digo cesta básica), que estímulo o cidadão tem para produzir o próprio pão? A garantia de ter todo mês R$ 50,00 sem muito esforço pode ser um convite irrecusável ao ócio.
    Os elementos acima descritos contribuem para a formação do ambiente ideal para a proliferação do tipo de políticos mais comum, que já encontram a receita pronta. O resto fica por nossa conta.

    ResponderExcluir
  2. Em tempo: a charge que ilustra a matéria não poderia ser mais perfeita. É dolorossamente realísta!

    ResponderExcluir