Os trabalhadores em educação da rede estadual aprovaram no final da manhã desta segunda-feira (14), o calendário de mobilização da Campanha Salarial Educacional 2011.
Durante a primeira assembleia geral do ano, no Teatro Boa Vista, a mesa composta pelo presidente do Sintepe, Heleno Araújo, e pelas diretoras da Secretaria Geral, Valéria Silva e Marinalva Lourenço, apresentou as propostas que foram discutidas, na semana passada, pelos demais integrantes da direção.
Foi aprovada a realização do 8º Congresso do Sintepe, de 30 de março a 2 de abril, cujas eleições para delegados começam nesta terça-feira (15).
O sindicato vai encaminhar aos parlamentares e à imprensa o resultado de uma pesquisa sobre a situação da educação estadual, já iniciada com os representantes setoriais da entidade. O Sintepe também convocará a comunidade escolar para participar da 3ª Marcha em Defesa do Piso e Carreira da Educação Pública.
Devido às denúncias sobre as ameaças diversas cometidas por gestores, a vice-presidente da entidade, Antonieta Trindade, sugeriu que a categoria esteja sempre munida dos Estatutos do Magistério e do Servidor Público para confrontar os abusos e ter seus direitos assegurados. "Estamos numa situação onde nosso maior inimigo é o medo no ambiente de trabalho. Mas, o medo em excesso é uma patologia e precisa de tratamento", alertou.
A direção ainda explicou que o trabalho da Comissão para revisar o Plano de Cargos e Carreiras ainda não foi concluído e, por isso, as reuniões do grupo estão mantidas. Entretanto, duas rodadas de negociação, geral e específica, já foram agendadas para este mês e março. No próximo dia 28, haverá plenárias nas escolas para levantar as reivindicações que irão compor a pauta que será apresentada ao governo.
O presidente do sindicato, Heleno Araújo, avaliou como positivo o primeiro encontro dos trabalhadores e espera o envolvimento de toda a classe nas mobilizações programadas para o semestre. "O consenso que conseguimos nos encaminhamentos fortalece a luta da categoria", observa.
CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO
Fevereiro (durante todo o mês) – Pesquisa sobre a situação das escolas da rede estadual
16/02 – Reunião da Mesa Específica de Negociação dos Trabalhadores em Educação do Estado
De 15 a 28/02 – Eleição dos Delegados para o Congresso do Sintepe (nos locais de trabalhos)
28/02 – Plenária em todas as escolas para definir a pauta de reivindicações da Campanha Salarial Educacional 2011
04/03 – Mesa Geral de Negociação dos Servidores do Estado
04/03 – Carnaval Sintepe com o tema “Balança que o Piso sobe”
De 30/03 a 02/04 – 8º Congresso do Sintepe
10/04 – Entrega da pauta de reivindicações ao governo
Sem data definida – Entrega do documento sobre a situação da educação estadual aos deputados estaduais federais de Pernambuco
1/03 – Término do prazo de entrega da ata da eleição dos delegados
18/03 – Plenária dos Funcionários da Educação, às 9h, no auditório do Sintepe
Abril (sem data definida) – 3ª Marcha Estadual e Nacional em Defesa do Piso e Carreira da Educação Pública
Sem data definida – Plenária dos Professores de Educação Física com a presença de entidades governamentais e não-governamentais
Sem data definida – Entrega de Moção à Executiva Nacional da CUT |
Nenhum comentário:
Postar um comentário